TravelBI
Home / Sustentabilidade / 10 princípios para a sustentabilidade dos destinos

Publicação

agosto 06, 2024
Pedro Pereira
World Economic Forum

10 princípios para a sustentabilidade dos destinos

sustentabilidade

O World Economic Forum publicou um novo manual onde evidencia os 10 princípios básicos para que o turismo contribua positiva e efetivamente para a sustentabilidade dos destinos, enquadrado pelos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Para cada um dos 10 princípios escolhidos foi adotada uma abordagem uniforme com o propósito de facilitar o acesso e permitir uma maior sistematização da informação disponibilizada. Assim, e em todos os casos a abordagem tem início com uma definição do princípio, seguindo-se a justificação da necessidade da sua adoção, o caminho a seguir, as alterações nos comportamentos e finaliza com a apresentação de casos de boas práticas.

Embora haja sinais positivos de recuperação pós-pandemia, as empresas e os turistas tornaram-se mais criteriosos e mais cautelosos com o impacto das suas escolhas de viagem sobre o clima, o ambiente e as comunidades recetoras. Com os governos e empresas a reconsiderarem cautelosamente as estratégias de investimento, risco de mitigação e como gerir a contínua volatilidade da procura, não há melhor momento para os destinos inventariarem os seus ativos e fazerem planos para restaurar e moldar as condições e a gestão de cada lugar para o longo prazo.

O crescimento exponencial do turismo nos últimos 50 anos contribuiu substancialmente para a criação global de empregos e desenvolvimento económico, mas como em muitos setores, não foi neutro em termos de impacto na crise climática global, biodiversidade e formas tradicionais de preservação de ecossistemas preservados pelas comunidades locais, em todo o mundo. Com governança adequada e redesenho cuidado, o turismo pode ser um veículo eficaz para a conservação da biodiversidade e ação climática e ajudar a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Conselho do Futuro Global do Fórum Económico Mundial sobre Turismo Sustentável desenvolveu estes 10 Princípios para Destinos Sustentáveis ​​para orientar os responsáveis pela formulação das políticas, empresas e destinos para permitir um planeamento do desenvolvimento turístico com consequências positivas no comportamento dos visitantes de modo a restaurar os destinos e otimizar as suas ofertas para um futuro sustentável. Os princípios são alinhados com os ODS para que possam ser integrados de forma significativa em iniciativas complementares ou processos de planeamento que procurem alcançar os Objetivos Globais.

Relatório completo: Ten Principles for Sustainable Destinations