Publicação
Estudo sobre as Alterações Específicas para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo Costeiro e Marítimo na Europa
A Comissão Europeia publicou o relatório final de um estudo sobre o turismo costeiro e marítimo que é um importante subsetor do turismo e a maior atividade marítima em atividade na Europa. Este setor emprega mais de 3,2 milhões de pessoas e gera um total de 183 mil milhões € em valor agregado bruto e representa mais de um terço da economia do mar.
Aproveitando a capacidade do setor de contribuir para uma economia inteligente, sustentável e inclusiva na Europa, foram identificadas uma série de ações na Comunicação da Comissão Europeia sobre "Uma Estratégia Europeia para Maior Crescimento e Emprego no Turismo Costeiro e Marítimo" (COM (2014) 86), com o objetivo de ajudar o setor a crescer de forma sustentável e fornecer um estímulo adicional para as regiões costeiras da Europa.
Três ações específicas tiveram concretização por meio deste estudo:
- Identificação de formas de melhorar a conectividade das ilhas e projetar estratégias inovadoras para um turismo em ilhas (remotas);
- A promoção de uma oferta turística diversificada, nomeadamente através da integração costeira e atrativos interiores;
- Práticas inovadoras para o desenvolvimento de marinas.
O turismo costeiro e insular na Europa é afetado por uma série de tendências exógenas, como o crescimento do turismo global e o surgimento de novos segmentos de mercado, mudanças nos padrões de procura, envelhecimento da sociedade, maior conscientização e busca pela sustentabilidade e qualidade dos destinos.
A Comissão Europeia quis com este relatório aumentar o potencial de empregos, crescimento e investimentos. Este estudo identificou constrangimentos e boas práticas que evidenciam formas de como superar as barreiras na Europa. A partir da avaliação da estratégia elaborada pelos operadores, autoridades regionais, investidores e outras partes interessadas, foi identificado um conjunto de ações e temas-chave que podem ser levados em consideração para os operadores no desenvolvimento dos seus negócios, ou para as autoridades regionais, otimizando o impacto económico das marinas nas suas regiões, desenvolvendo "empregos azuis" e o crescimento.
Aceda ao relatório completo: Study on specific challenges for a sustainable development of coastal and maritime tourism in Europe