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Publicação

março 15, 2022
Pedro Pereira
European Travel Comission

Encouraging Sustainable Tourism Practices

sustentabilidade boas práticas

A ETC – European Travel Commision divulgou mais um estudo sobre a sustentabilidade no turismo. Este tem a designação de “Encouraging Sustainable Tourism Practices”.

Este manual foi preparado como um guia para ajudar as organizações europeias de turismo nacionais e locais a entender como podem apoiar o setor na adoção de práticas que ajudarão o turismo como um todo na Europa para se tornar mais sustentável.

A pandemia de Covid-19 fez com que o turismo mundial enfrentasse uma crise como nenhuma outra, com o turismo global a cair 83% em 2020, em comparação com 2019. O lado positivo da pandemia global tem sido amplamente discutido, com um ponto comum encontrado no que diz respeito a um maior compromisso com a sustentabilidade, uma grande oportunidade para os destinos reformularem as suas estratégias turísticas. Consequentemente, tornou-se de extrema importância para construir um setor de turismo do futuro que seja económica, social e ambientalmente viável a longo prazo através da implementação de modelos mais sustentáveis ​​e sólidos.

A partilha de informação e conhecimento entre os destinos tornou-se numa abordagem essencial para mitigar o impacto social e económico da pandemia. Ao trabalhar em conjunto para reconstruir o setor, é crucial considerar não apenas questões, como por exemplo, fazer com que as pessoas viajem de forma mais segura, sustentável e responsável, mas também pensar em como o setor do turismo pode contribuir ainda mais positivamente para a sociedade e ter um impacto reduzido no ambiente

Este Manual foi estruturado em três capítulos:

Capítulo 1: Entendendo a sustentabilidade. A construção de situações para a implementação de práticas turísticas sustentáveis e gerar o impulso entre as partes interessadas da indústria do turismo é um primeiro passo neste processo. Assim, as seções de abertura deste manual discutem a pandemia de Covid-19 como um catalisador para acelerar a adoção de práticas de turismo sustentável. Neste capítulo são discutidas as tendências relacionadas com as práticas de turismo sustentável, tanto do lado da procura como da oferta, bem como, as principais razões pelas quais as atitudes dos consumidores e o sentimento empresarial em relação à sustentabilidade, por vezes não se materializam em termos de ação concreta.

Capítulo 2: Estudos de caso no incentivo à adoção de práticas de turismo sustentável. Esta seção apresenta um portfólio de 20 estudos de caso baseados em evidências que mostram como os setores público e privado e organizações de turismo têm incentivado com sucesso os seus clientes e outras partes interessadas a adotar práticas sustentáveis ​​no dia a dia. São descritos os progressos alcançados até à data, juntamente com uma lista de implicações para os NTO’s e DMO’s considerarem, como principais conclusões.

Capítulo 3: Conclusões e recomendações. Este manual termina com uma análise dos obstáculos potenciais e existentes que as organizações do setor público no turismo enfrentam para incentivar a adoção de práticas de turismo sustentável, tanto a nível nacional como europeu. Este capítulo também extrai as principais conclusões dos Capítulos 1 e 2 e fornece recomendações práticas aos NTO’s e DMO’s sobre como podem apoiar práticas de turismo sustentável nos seus destinos.

Os dados e insights apresentados neste manual são baseados em fontes secundárias (pesquisa documental). A análise de estudos de caso apresentados no Capítulo 2 também foi complementada com pesquisa primária, conduzida por meio de entrevistas com representantes das organizações envolvidas, e utilizada para reunir informações adicionais não disponíveis publicamente.

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