TravelBI
Home / Sustentabilidade / Desempenho Ambiental do Alojamento em Portugal - 2022

Publicação

abril 01, 2024
Nuno Lima
Turismo de Portugal

Desempenho Ambiental do Alojamento em Portugal - 2022

sustentabilidade

Em 2022, 68% dos Empreendimentos Turísticos (ET) em Portugal adotaram medidas de utilização eficiente da água, sobretudo ao nível da mudança de lençóis a pedido do hóspede (95,5%) e no uso de autoclismos com cargas diferenciadas (82,8%).

A conclusão é de um inquérito ao desempenho ambiental dos empreendimentos turísticos que foi realizado pelo Turismo de Portugal, entre julho e outubro de 2022. Do total de 1.353 unidades que submeteram resposta, 66% declararam ter boas práticas de uso de energia, como lâmpadas economizadoras (97,5%) e climatização regulável pelo cliente (92,3%); e 64% adotaram medidas de gestão eficiente de resíduos, com destaque para a separação de resíduos para reciclagem (94,2%).

No que respeita a plásticos descartáveis, 63% dos ET já não disponibilizam este tipo de material de uso único em 2022, sobretudo proteções de plástico para lençóis e para toalhas lavadas, bases para copos e fitas de proteção sanitárias.

Em relação às certificações, 11% dos ET referiram estar certificados com algum tipo de norma, sobretudo de gestão de qualidade, a nível internacional, e de acessibilidade, a nível nacional.

As regiões autónomas da Madeira e dos Açores registaram os melhores resultados em três áreas: eficiência energética, gestão de resíduos e selos e distinções.