Publicação
Companhias aéreas empenhadas em reduzir emissões de CO2 através de melhorias tecnológicas
A ERA – European Regions Airline Association acaba de divulgar o Relatório Ambiental da Aviação Europeia 2022. O documento, intitulado “Green and Sustainable Flying", analisa o desempenho ambiental do setor da aviação regional europeia nos últimos anos e descreve o trabalho realizado pelas partes interessadas da aviação regional, particularmente as companhias aéreas, para enfrentar as preocupações ambientais. O mercado regional europeu apresenta um tipo diferente de procura e serviços o que torna as companhias aéreas regionais únicas e essenciais em algumas regiões, por exemplo, onde não há alternativa.
A redução das emissões de CO2 com recurso a melhorias tecnológicas é a solução preferida pelos membros da ERA, pois traz reduções reais de emissões de CO2 no setor. Muitas companhias aéreas membros da ERA procuram, em 1.º lugar, modernizar a sua frota integrando aeronaves de última geração, com baixo consumo de combustível e mais silenciosas disponíveis no mercado. Em 2.º lugar, estão a integrar parcerias com fabricantes e com a academia para investigar o potencial das tecnologias disruptivas e acelerar o seu desenvolvimento. São exemplos disso mesmo o desenvolvimento de aeronaves híbridas ou totalmente elétricas para virem a substituir os motores convencionais por motores elétricos a bateria ou com uma célula de combustível de hidrogénio.
A ERA e os seus membros estão empenhados em tornar a sustentabilidade aérea uma realidade, como afirmado na 1.ª edição deste relatório:
Não voar não é uma opção para muitas pessoas, dados os benefícios que a aviação traz, e as necessidades dos passageiros, não nos deparamos com o dilema ‘voar ou não voar’, devemos esforçar-nos para voar de forma sustentável.
Relatório completo: Green and Sustainable Flying