Publicação
Boas notícias na adoção crescente do combustível sustentável para a aviação
O World Economic Forum publicou um manual que destaca a importância da adoção do combustível sustentável para a aviação (SAF) e o caminho que está a ser seguido para um grau crescente da consciência pública da importância para a adoção de soluções para a crise climática.
Ao longo do último ano, algumas das empresas e instituições mais influentes a nível mundial comprometeram-se a procurar e utilizar o SAF a uma escala cada vez maior. Trata-se de uma boa notícia, já que o SAF é reconhecido como um fator crítico para que a descarbonização da aviação seja uma realidade. Desde os contributos políticos, ao acordo sobre um objetivo aspiracional a longo prazo para a aviação civil internacional e aos anúncios significativos das principais companhias aéreas, produtores de combustíveis e clientes empresariais, o ímpeto para a expansão do SAF tem crescido de forma assinalável.
As diretrizes propostas para a monitorização de SAF e de SAFc destinam-se a orientar todos os envolvidos, incluindo especialistas em medição de gases com efeito de estufa, auditores, fornecedores de combustíveis, fornecedores de transportes aéreos e compradores de empresas de SAF e SAFc. Estas diretrizes oferecem instruções pormenorizadas, incluindo métodos de cálculo recomendados e procedimentos de reporte, na ausência de normas globais formais.
Estas orientações são desenvolvidas para garantir que cada utilizador de SAF e SAFc se comprometa com níveis de redução de emissões precisos e proporcionados.
Consulte o relatório completo: Sustainable Aviation Fuel Certificate (SAFc) Emissions Accounting and Reporting Guidelines (white paper | outubro 2022)