TravelBI
Home / Sustentabilidade / Ação climática no turismo: metodologias e ferramentas de medição das emissões de gases de efeito de estufa

Publicação

março 08, 2023
Pedro Pereira
Organização Mundial do Turismo

Ação climática no turismo: metodologias e ferramentas de medição das emissões de gases de efeito de estufa

Sustentabilidade

Este relatório procura fornecer uma visão geral das metodologias e ferramentas utilizadas na medição de emissões de gases de efeito de estufa no turismo, juntamente com uma avaliação dos esforços de ação climática que estão a ser desenvolvidos no setor. No documento podem ser encontradas, ainda que de forma resumida, as metodologias atuais, estabelecendo as abordagens e estruturas que orientam a medição e as ferramentas disponíveis para os profissionais medirem as emissões. É ainda focado o desenvolvimento das metodologias e ferramentas referidas, bem como o seu progresso e o que mais precisa ser feito para apoiar o setor na medição das suas emissões. Ao fazê-lo, avança na implementação da Declaração de Glasgow sobre Ação Climática no Turismo.

O turismo é um setor extremamente complexo, operando em todos os países, em todas as geografias numa vasta gama de escalas e envolvendo diversas partes interessadas operando diferentes tipos de negócios e operações. Ao nível global, uma pesquisa realizada em 2008 pela Organização Mundial do Turismo (OMT), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) estimou que as emissões de gases de efeito de estufa do setor de turismo representavam cerca de 5% das emissões globais e previram que 75% de todas as emissões do turismo estão ligadas ao transporte. Mais recentemente, um projeto de investigação académica calculou que o setor foi responsável por 8% das emissões globais de gases de efeito estufa, em 2013.

Este relatório foi desenvolvido pela OMT com o apoio do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção ao Consumidor da Alemanha (BMU) e é divulgado em colaboração com a Agência da ONU para Mudanças Climáticas (UNFCCC). A pesquisa foi implementada no âmbito do Programa de Turismo Sustentável da Rede One Planet e em apoio à Declaração de Glasgow sobre Ação Climática no Turismo.

Relatório completo: Climate Action in the Tourism Sector