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Publicação

março 14, 2022
Pedro Pereira
World Travel & Tourism Council

A importância do fator liderança na sustentabilidade, no setor de viagens e turismo

sustentabilidade boas práticas

O World Travel & Tourism Council (WTTC), que representa o setor privado global de viagens e turismo, e a Harvard T.H. Chan School of Public Health, acabem de lançar dois relevantes estudos de caso sobre liderança em sustentabilidade tendo como exemplos a The Travel Corporation (TTC) e a Intrepid Travel. Ambas as empresas têm um entendimento mútuo de que a sustentabilidade é um desafio compartilhado e têm-na defendido desde há vários anos. Acreditam que é através da cooperação e do apoio aos esforços comuns que melhor conseguem abordar esta temática.

Estes estudos de caso foram elaborados para ajudar outras empresas de viagens e turismo a desenvolver os seus próprios esforços de sustentabilidade com base nestas boas práticas.

O estudo de caso da Travel Corporation (TTC) concentra-se nos esforços do grupo para "fazer com que as viagens importem" e explora a maneira como a TTC vinculou a sua estratégia de sustentabilidade, bem como as experiências de viagem que proporciona, diretamente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A TTC defende a realização de viagens sustentáveis, utilizando para isso metas mensuráveis, fazendo por garantir que as mesmas sejam alcançadas.

A estratégia visa colmatar quaisquer potenciais lacunas em termos de sustentabilidade em todo o funcionamento corporativo, garantindo que os esforços para atingir os seus objetivos estejam totalmente enraizados na forma como todas as marcas TTC operam e como o grupo apoia esta estratégia, através da sua fundação sem fins lucrativos, TreadRight, gerida inteiramente com fundos provenientes dos seus próprios lucros.

O estudo de caso da Intrepid Travel evidencia o seu estatuto como a maior empresa de viagens do mundo certificada como B Corporation (B Corp), empresa que visa o desenvolvimento social e ambiental como modelo de negócio. O estatuto conferido pelo certificado B Corp implicou uma avaliação externa e independente das suas interações com os seus funcionários, clientes, comunidade e meio ambiente. Esta certificação não é específica para o setor de viagens, o que coloca a Intrepid ao lado de organizações globais em todos os setores.

Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC, a propósito da apresentação destes dois estudos, afirmou: "Estamos entusiasmados por estar envolvidos num dos poucos estudos de caso sobre sustentabilidade realizados no setor de Viagens e Turismo. Esperamos que este trabalho ajude a inaugurar uma nova era no setor - uma era na qual os setores público e privado trabalhem juntos para garantir a responsabilidade social e ambiental. Os efeitos devastadores da pandemia COVID-19 evidenciaram que as empresas que já tinham integrado a sustentabilidade e a transparência nas suas operações comerciais antes do COVID-19, colocaram um foco ainda mais forte nisso durante a pandemia. Tornou-se claro que existe uma ligação direta entre sustentabilidade e resiliência". A sustentabilidade é agora uma prioridade crescente das empresas. A crise pandémica aumentou a necessidade de ação em questões de sustentabilidade. A crise climática é um risco que nenhuma empresa se pode dar ao luxo de desconsiderar, portanto, devemos continuar a difundir essa mensagem no nosso setor".

Ainda em relação à apresentação destes dois estudos o Professor Jack Spengler da Harvard T.H. Chan School of Public Health afirmou: "Estes importantes estudos de caso chamam a atenção para a liderança madura de sustentabilidade em viagens e turismo e compartilham lições para ajudar a acelerar a mudança no setor".

Aceda aqui aos relatórios completos: Intrepid​ e The Travel Corporation​