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Para posicionar um destino de golfe como um caso de sucesso no segmento e maximizar os impactos económicos para as várias componentes do produto – unidades de alojamento, campos de golfe, transportadores, restauração, entre outros -, toda a cadeia de valor do turismo tem de trabalhar em conjunto e defender a sua posição de forma única perante os interlocutores, sejam operadores turísticos ou entidades locais e regionais. Uma estratégia integrada horizontal e verticalmente deve ser definida incluindo medidas como o fornecimento de um poderoso mix de produtos, a oferta de uma relação custo-benefício competitiva e o aproveitamento do poder de penetração de operadores de turismo de golfe selecionados em mercados cuidadosamente definidos. A implementação de estratégias promocionais claras e informativas são fatores críticos para o sucesso de um destino de golfe.

Menor sazonalidade e maior sustentabilidade

O desenvolvimento deste produto na Região Oeste e, sobretudo, concentrado no município de Óbidos veio trazer a este destino algumas das vantagens supramencionadas. Tal como se encontra estruturado, este produto qualifica o destino e o território, diversifica a base económica e garante a presença de um maior número de turistas, durante mais tempo, o que vem completamente ao encontro das metas de sustentabilidade económica e social plasmadas na Estratégia Turismo 2027.

O facto de todos os campos que compõem este destino estarem diretamente associados a uma oferta hoteleira de elevada e reconhecida qualidade e perfeitamente equipada para fazer face às exigências e necessidades dos turistas de golfe é um elemento que potencia a capacidade de atração de novos jogadores, bem como a fidelização ao destino dos que já o utilizam.

Prova disso mesmo são os valores das taxas de ocupação que nas unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas nas proximidades dos campos de golfe do Oeste, nos meses de “pico” de procura de turismo de golfe, que superam a registadas para os mesmos meses, quer para a Região Oeste, quer para todo o conjunto da Região Centro.  O mesmo se verifica relativamente à sazonalidade. Nesta matéria é assinalável a menor taxa de sazonalidade do concelho de Óbidos (39,7%, em 2019 e 39,8%, em 2022), relativamente a todos os outros concelhos próximos e com um nível semelhante de número de dormidas e mesmo em relação ao conjunto da NUT III Oeste (42,0, em 2019 e 43,2%, em 2022). Em termos metodológicos, e tendo em conta que ainda não estão disponíveis os meses de novembro e dezembro de 2022, admitiu-se que estes meses teriam um comportamento idêntico ao verificado em 2019.

Volume de gastos com cartões bancários mais elevado entre britânicos e alemães

O nível de procura de golfe em 2022 esteve praticamente ao nível da verificada em 2019 (cerca de 95% da procura em 2019). Durante o trimestre março-maio verificou-se um aumento da procura por parte de jogadores britânicos, norte-americanos e irlandeses, enquanto espanhóis e neerlandeses mantiveram o nível de procura dos mesmos meses de 2019. Já no trimestre setembro-novembro registou-se o aumento da procura por parte de suecos, irlandeses, espanhóis e neerlandeses, tendo os alemães recuperado para os níveis de procura dos mesmos meses de 2019.

Relativamente aos consumos com cartões bancários verifica-se que os países de origem dos cartões com maior número de utilizações e os principais mercados de golfe da região são coincidentes. Britânicos, alemães e irlandeses são as nacionalidades que recorrentemente apresentam maior volume de gastos nos meses altos da procura de golfe, sendo que os gastos médios mais elevados são também naqueles mercados para além de suecos e norte-americanos.

Este alargado conjunto de indicadores comprova, mais uma vez, o efeito positivo que este produto, quando bem explorado, pode ter sobre a quebra da sazonalidade de um destino e contribuir ativamente para a criação de riqueza e bem-estar em favor das comunidades locais.