TravelBI
Home / Empresas / INE: inquérito à utilização de tecnologias da informação e da comunicação nas empresas | 2023

Publicação

março 14, 2024
Pedro Pereira
Instituto Nacional de Estatística

INE: inquérito à utilização de tecnologias da informação e da comunicação nas empresas | 2023

empresas

Em 2023, quase todas as empresas em Portugal tinham pessoal ao serviço com acesso à internet para fins profissionais (96,9%), mais de seis em cada dez disponibilizavam website próprio e utilizavam meios digitais de comunicação (social media) e 37,5% tinham serviços de computação em nuvem, com maior destaque para o correio eletrónico e armazenamento de ficheiros.

As conclusões são de um inquérito à utilização de tecnologias da informação e da comunicação nas empresas, realizado pelo INE, que acrescenta que as percentagens são bastante mais reduzidas no que respeita à análise de dados que, em 2023, era uma realidade em apenas 28,2% do total das empresas inquiridas e ao uso de tecnologias de inteligência artificial que se ficava pelos 7,9%. 

Setor do alojamento e restauração abaixo da média

Na análise por setores, o Alojamento e restauração ficaram acima da média das empresas inquiridas no uso de social media (69,5% vs. 61,1%), mas na maioria dos restantes indicadores regista valores inferiores. Por exemplo, no acesso à internet para fins profissionais, o alojamento e restauração fica no final da lista com 90,4%, quando a média das empresas inquiridas se aproxima dos 97%, e regista também o maior decréscimo em comparação com 2022: -3,3 p.p.

Na aquisição de serviços de computação em nuvem, o setor regista uma percentagem de 29%, bastante inferior à média (37,5%) e na análise de dados, a tendência é semelhante: quase 39% do total dos inquiridos executam análise de dados, enquanto que nas empresas do setor de Alojamento e restauração a percentagem cai para 31,2%.