Publicação
Educação e Formação em Turismo | novo dashboard
A qualificação dos recursos humanos é essencial para a consolidação da competitividade da atividade turística, razão pela qual o Turismo de Portugal está comprometido em contribuir para a sustentabilidade e qualidade do serviço prestado pelas empresas e agentes do setor, valorizando as profissões no turismo.
Através das 12 Escolas de Hotelaria e Turismo e de programas específicos de formação e capacitação, o Turismo de Portugal investe na oferta formativa em turismo e na certificação da aptidão profissional. A qualidade e a relevância dos cursos encontram-se profundamente alinhados com diversos desafios na preparação da oferta formativa. É necessário dotar os atores locais e das instituições de ensino de ferramentas de tomada de decisão que permitam o mapeamento da oferta e da procura, que permitam identificar lacunas nos cursos de turismo disponibilizados ou eliminar redundâncias e identificar oportunidades de colaboração entre instituições de ensino.
O Turismo de Portugal partilha o relatório de diagnóstico: “Educação e Formação em Turismo”, onde analisa a oferta formativa e a procura de cursos da área de “Turismo” no Ensino Superior e Ensino Profissional, segundo os dados divulgados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
O relatório apresenta uma visão abrangente sobre o estado atual da educação em turismo, com foco em dois principais aspetos: a oferta de cursos e a procura por parte dos estudantes e profissionais. O documento explora o número de inscritos e diplomados no Ensino Superior e Ensino Profissional e a informação é cruzada com dimensões temporais, geográficas, de tipologia de ensino, níveis de qualificação e formação, por instituição de ensino e por curso.