Publicação
Estudo de mercado apresenta a distribuição da hotelaria no espaço comunitário
A Comissão Europeia acaba de publicar os resultados de um estudo de mercado completo sobre as práticas existentes na distribuição da hotelaria no espaço comunitário. O estudo foi realizado no ano passado, abrange o período entre 2017 e 2021 e concentrou-se numa amostra representativa de seis Estados-Membros: Áustria, Bélgica, Chipre, Polónia, Espanha e Suécia.
O estudo teve como principais objetivos:
- Obter dados atualizados sobre as práticas de distribuição do setor hoteleiro, na sequência de um exercício de monitorização semelhante realizado pela European Competition Network (ECN) em 2016;
- Determinar se as práticas de distribuição da hotelaria diferem entre os Estados-Membros;
- Identificar eventuais alterações nas práticas de distribuição hoteleira, face aos resultados do exercício de monitorização da ECN em 2016;
- Descobrir se as leis que proíbem o uso de cláusulas de paridade amplas e restritas por agentes de viagens online na Áustria e na Bélgica levaram a mudanças nas práticas de distribuição dos hotéis nesses Estados-Membros.
Os resultados do estudo de mercado não evidenciam qualquer alteração significativa da situação concorrencial no setor da distribuição de alojamento hoteleiro na UE face a 2016. Designadamente, no que se refere a:
- As agências de viagens online (OTAs’) representam 44% das vendas de quartos dos hotéis independentes, um ligeiro aumento em relação a 2016;
- Booking.com e Expedia continuam a ser as OTA’s líderes em reservas de hotéis e não há sinais de mudanças significativas nas quotas de mercado das OTA’s ou de entrada de novas OTA’s;
- As taxas de comissão pagas pelos hotéis às OTA’s parecem ter permanecido estáveis ou terem diminuído ligeiramente;
- O nível de diferenciação de preço por quarto e disponibilidade de quarto aplicado pelos hotéis, tanto entre diferentes OTA’s, como entre os próprios sites dos hotéis e as OTA’s parece ter diminuído;
- Aparentemente, algumas OTA’s utilizam medidas comerciais, como a visibilidade melhorada/reduzida no site respetivo, para incentivar os hotéis a oferecerem os melhores preços e condições de quartos;
- A importância relativa dos canais de venda de hotéis (online/offline, direto/indireto) difere em certa medida entre os Estados-Membros, mas parece não haver diferenças significativas nas condições de concorrência das OTA’s;
- As leis em vigor na Áustria e na Bélgica que proíbem o uso de cláusulas de paridade amplas e restritas no setor hoteleiro não parecem ter levado a mudanças materiais nas práticas de distribuição hoteleira, em relação aos outros Estados-Membros abrangidos pelo estudo.
Os resultados do estudo serão tidos em conta pela Comissão e pelas autoridades nacionais de concorrência no seu trabalho de monitorização e fiscalização no setor da distribuição de alojamento hoteleiro.
Consulte o estudo completo: Market study on the distribution of hotel accommodation in the EU