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Publicação

setembro 13, 2022
Pedro Pereira
Comissão Europeia

Estudo de mercado apresenta a distribuição da hotelaria no espaço comunitário

alojamento

A Comissão Europeia acaba de publicar os resultados de um estudo de mercado completo sobre as práticas existentes na distribuição da hotelaria no espaço comunitário. O estudo foi realizado no ano passado, abrange o período entre 2017 e 2021 e concentrou-se numa amostra representativa de seis Estados-Membros: Áustria, Bélgica, Chipre, Polónia, Espanha e Suécia.

O estudo teve como principais objetivos:

  • Obter dados atualizados sobre as práticas de distribuição do setor hoteleiro, na sequência de um exercício de monitorização semelhante realizado pela European Competition Network (ECN) em 2016;
  • Determinar se as práticas de distribuição da hotelaria diferem entre os Estados-Membros;
  • Identificar eventuais alterações nas práticas de distribuição hoteleira, face aos resultados do exercício de monitorização da ECN em 2016;
  • Descobrir se as leis que proíbem o uso de cláusulas de paridade amplas e restritas por agentes de viagens online na Áustria e na Bélgica levaram a mudanças nas práticas de distribuição dos hotéis nesses Estados-Membros.

Os resultados do estudo de mercado não evidenciam qualquer alteração significativa da situação concorrencial no setor da distribuição de alojamento hoteleiro na UE face a 2016. Designadamente, no que se refere a:

  • As agências de viagens online (OTAs’) representam 44% das vendas de quartos dos hotéis independentes, um ligeiro aumento em relação a 2016;
  • Booking.com e Expedia continuam a ser as OTA’s líderes em reservas de hotéis e não há sinais de mudanças significativas nas quotas de mercado das OTA’s ou de entrada de novas OTA’s;
  • As taxas de comissão pagas pelos hotéis às OTA’s parecem ter permanecido estáveis ou terem diminuído ligeiramente;
  • O nível de diferenciação de preço por quarto e disponibilidade de quarto aplicado pelos hotéis, tanto entre diferentes OTA’s, como entre os próprios sites dos hotéis e as OTA’s parece ter diminuído;
  • Aparentemente, algumas OTA’s utilizam medidas comerciais, como a visibilidade melhorada/reduzida no site respetivo, para incentivar os hotéis a oferecerem os melhores preços e condições de quartos;
  • A importância relativa dos canais de venda de hotéis (online/offline, direto/indireto) difere em certa medida entre os Estados-Membros, mas parece não haver diferenças significativas nas condições de concorrência das OTA’s;
  • As leis em vigor na Áustria e na Bélgica que proíbem o uso de cláusulas de paridade amplas e restritas no setor hoteleiro não parecem ter levado a mudanças materiais nas práticas de distribuição hoteleira, em relação aos outros Estados-Membros abrangidos pelo estudo.

Os resultados do estudo serão tidos em conta pela Comissão e pelas autoridades nacionais de concorrência no seu trabalho de monitorização e fiscalização no setor da distribuição de alojamento hoteleiro.

Consulte o estudo completo: Market study on the distribution of hotel accommodation in the EU