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Estratégias para promover a fidelidade dos clientes e incentivar as reservas diretas
Seis em cada dez reservas de férias são feitas online, mas apenas duas são feitas diretamente nas plataformas dos hotéis. Segundo um novo relatório da Amadeus sobre reservas diretas, o setor da hotelaria deve repensar a sua estratégia de atração e retenção de clientes para aumentar as receitas.
Um estudo recente da h2c, concluía que 20% das cadeias hoteleiras inquiridas não estavam satisfeitas com os atuais sistemas de reservas, sobretudo pela falta de personalização e de customização das ofertas, e equacionavam mesmo investir em novos sistemas nos próximos três anos para atrair, converter e reter melhor os hóspedes através de reservas mais diretas.
No atual ecossistema digital, com elevada oferta e concorrência, os hotéis têm assim desafios acrescidos para se destacarem online e serem encontrados por potenciais clientes. A Amadeus partilha quatro ideias para se fazer notar no mundo digital:
1. Otimizar o site do hotel para os diferentes motores de busca, nomeadamente através da utilização de palavras-chave relevantes;
2. Integrar a unidade hoteleira nos diretórios locais, como por exemplo: Google My Business e TripAdvisor;
3. Aproveitar as redes sociais para aumentar a visibilidade do hotel. Por exemplo, o Linkedin no caso dos hóspedes empresariais; e o Instagram e TikTok para atrair a nova geração de viajantes;
4. Investir em campanhas digitais pagas para maximizar o RevPAR e a taxa de ocupação.
No que respeita ao aumento de receitas e ao reforço da consistência da marca, há quatro orientações:
- Criar um processo de pagamento eficiente com políticas de cancelamento flexíveis;
- Fornecer ofertas personalizadas que incentivem compras adicionais ao longo da jornada da reserva;
- Assegurar que as imagens e as mensagens divulgadas nos vários canais de comunicação são coerentes com os valores e a identidade da marca;
- Manter a paridade das tarifas para alcançar um bom desempenho de metasearch.
Já na fidelidade dos clientes e na promoção da repetição de reservas diretas, a Amadeus apresenta três estratégias:
1. Valorizar o feedback dos hóspedes e responder aos seus comentários e questões;
2. Criar programas de fidelidade com prémios customizados que incentivem os clientes a fazer e a repetir reservas diretas;
3. Manter o contacto com os clientes, mesmo quando estes saem dos sites dos hotéis, por exemplo, através de e-mails e anúncios nas redes sociais.
Consulte o relatório completo: Mastering the Art of Direct Booking