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Publicação

junho 25, 2024
Pedro Pereira
booking.com , Statista

Barómetro Europeu de Alojamento 2024 | Booking.com

alojamento

Os meios de alojamento europeus atravessam um momento alto da sua confiança, após um verão de 2023 com elevada procura e antecipando um verão de 2024 ainda melhor. Dois terços dos hoteleiros inquiridos pela Booking.com relatam experiências comerciais encorajadoras, pois as taxas de ocupação continuam em alta, embora de forma desigual entre os vários países. Os hotéis integrados em cadeias, em particular, estão a prosperar na sua atividade, superando consistentemente os seus concorrentes independentes. Os hoteleiros europeus olham para o futuro com grande otimismo.

Empresários do alojamento em Portugal lideram expetativas atuais e futuras 

Depois de um verão sem precedentes de 2023, alimentado pelo entusiasmo dos viajantes no primeiro verão pós-pandemia sem restrições, os meios de alojamento europeus estão a estabilizar a sua atividade em torno de um novo ponto alto, numa série de indicadores de desempenho. Globalmente, os gastos com turismo foram sete vezes superiores ao crescimento do PIB em 2023. Tal disparidade nunca tinha sido verificada anteriormente, mas em parte também se fica a dever à queda brutal que as empresas do setor tinham sentido nos anos anteriores. O final do período de recuperação que agora se verifica justapõe-se a uma tendência verificada nas últimas décadas de o crescimento do setor superar consistentemente o crescimento da economia em geral.

Nesse contexto, as evidências do Barómetro de 2024 destacam uma confiança renovada e cada vez mais sustentada. Em 2022, quando, pela primeira vez, foi pedido aos hoteleiros europeus que considerassem os próximos 6 meses e as suas perspetivas de desenvolvimento de negócios, 17% expressaram expectativas negativas. Esse nível de ansiedade diminuiu notavelmente desde então, e agora estabilizou-se em apenas 4%. 

Dois terços dos meios de alojamento inquiridos (65%) relataram um desenvolvimento comercial positivo nos últimos 6 meses, em consequência de um forte desempenho. Apesar de registar uma queda de 7 pontos percentuais em relação ao pico observado na onda do outono de 2023, isso transmite um grau notável de otimismo. Para cada entrevistado que viu os desenvolvimentos recentes como maus, houve 11 que acharam que foi positivo. 

Depois da maioria dos países ter registado recordes de desempenho no desenvolvimento dos seus negócios no verão e outono de 2023, acompanhando a recuperação das viagens após a pandemia, o sentimento revela agora alguma tendência para um certo decréscimo. Apenas a Espanha relatou uma melhoria no desempenho em 2024 (78%) em comparação com o outono de 2023 (75%), enquanto a Áustria manteve a proporção de respostas positivas em 75%. No outro extremo da escala está a França, onde apenas metade dos hoteleiros (50%) registou um desempenho bom ou muito bom em 2024, quando tinham sido 75% no outono. Mas essa mudança no sentimento não deve ser confundida com o sentimento negativo. Os países nórdicos permanecem especialmente otimistas, não apenas relatando níveis muito positivos de desenvolvimento, mas também 0% de insatisfação com o desenvolvimento de seus negócios no outono de 2023 e este ano.

Para todo o espaço comunitário, houve quedas de sentimento noutras métricas, variando por tipo de alojamento. Tanto empresas independentes, como redes hoteleiras deram conta de desempenhos comerciais menos positivos nesta mais recente edição do Barómetro, embora as redes hoteleiras tenham mostrado mais resiliência. 

Menos da metade das empresas independentes europeias (45%) relataram aumentos significativos nos preços por quarto, enquanto nas redes de hotéis foram 56%. A mesma proporção de empresas independentes viu as suas taxas de ocupação melhorarem (45%), enquanto a satisfação com a dinâmica da taxa de ocupação foi maior entre empresas pertencentes a redes hoteleiras, 62%. Esta vantagem das redes hoteleiras face aos independentes é algo que este Barómetro vem identificando de forma sistemática. 

Extraído de: Statista e Booking.com

A maioria dos países relatou uma perspetiva mais otimista, particularmente nos países do sul da Europa e nos países nórdicos, que transmitiram o nível de expetativas mais elevado.  Os hoteleiros portugueses que, entre 2022 e o verão de 2023, eram os mais otimistas, elevaram ainda mais as suas expetativas, embora tenham sido suplantados por espanhóis e nórdicos. Os hoteleiros alemães apresentam níveis de expetativas mais baixos, embora mais elevados no que durante 2023, em que a alta inflação e a incerteza macroeconómica eram ameaças bem presentes. 

No outono de 2023, a maior mudança na perceção do comportamento dos hóspedes registada pelo Barómetro apontou para uma maior antecipação das reservas. Metade dos hoteleiros europeus notaram ainda que os seus hóspedes estão a optar por estadias mais curtas.

 

Com as situações de conflito a prolongarem-se na Ucrânia e no Médio Oriente, as incertezas geopolíticas continuam a pesar sobre os hoteleiros europeus. Embora a inflação associada às fontes energéticas já esteja longe dos 41,1% registados em junho de 2022, ainda continua a ser uma preocupação para 78% dos alojamentos.

No 1.º Barómetro, em 2022, os custos de energia destacavam-se como uma categoria própria, com o dobro ou mais, do nível de preocupação atribuído a todos os outros desafios. Aquela proeminência foi muito atenuada, enquanto outras questões como as que envolvem o pessoal aumentaram o seu peso, o que faz com que as categorias de risco nesta edição do Barómetro estejam distribuídas de forma mais uniforme. 

Extraído de: Statista e Booking.com

O caso de Portugal 

Os hoteleiros portugueses expressaram o pico de confiança antes da temporada de viagens de 2024, com três quartos a manifestarem uma perspetiva positiva para os próximos 6 meses e praticamente nenhum à espera de desenvolvimentos negativos. Tendências robustas no crescimento dos preços por quarto e taxas de ocupação elevadas, deixam em segundo plano as preocupações persistentes com os custos de pessoal e preços de energia, resultando nas avaliações mais positivas desde que a pesquisa do Barómetro foi lançada em 2022.

Extraído de: Statista e Booking.com

Extraído de: Statista e Booking.com

Apesar das perspetivas positivas, o mercado português ainda enfrenta um conjunto alargado de desafios, designadamente, no que respeita ao custo da energia e de pessoal, e à natureza fiscal e burocrática. 

Fontes: Statista e Booking.com