TravelBI
Home / Alojamento / Alojamento turístico - agosto 2023 | Amadeus

Publicação

agosto 24, 2023
Pedro Pereira
Amadeus

Alojamento turístico - agosto 2023 | Amadeus

alojamento

A Amadeus procedeu à publicação da versão mais atual do seu boletim dedicado ao alojamento. Segundo os dados apresentados, e considerando os dados globais em agosto, todas as regiões mundiais terão ultrapassado os resultados obtidos em agosto de 2022, mas com resultados inferiores relativamente ao mesmo mês de 2019. As marcas e as OTA’s continuam a verificar bons desempenhos, em termos de reservas, à custa das vendas diretas. A Europa é a 2.ª região mundial com níveis de reservas mais elevados, a rondar os 45%.

Segundo os dados recolhidos até 21 de julho, a Europa era a 2.ª região com maiores taxas de ocupação, apenas superada pelo Pacífico Sul, seguida pela Ásia e América do Norte. A China e a América Latina apresentaram os valores mais baixos. Todas as regiões sem exceção apresentavam valores inferiores aos verificados no mês homólogo de 2019.

Taxa de ocupação para agosto nas diferentes regiões mundiais até 21 de julho

A importância relativa dos diferentes canais de distribuição parece ter consolidado o regresso a alguma normalidade pré-pandemia, com as vendas diretas e as OTA’s a recuperaram para valores próximos das suas posições iniciais, depois de durante os períodos mais severos da pandemia as vendas diretas terem quase atingido os 60% e as marcas terem ficado reduzidas a 19%.

Evolução da importância relativa dos canais de distribuição, à escala mundial para o mês de julho, 2019 - 2023

A taxa de ocupação na Europa, desde maio deste ano, terá estado ligeiramente abaixo dos valores máximos registados nos meses homólogos de 2019, o valor mais elevado registado para estes meses desde 2019. Com base nas reservas existentes até ao momento, é possível prever que até ao final do ano se assistirá a uma forte aproximação aos resultados observados nos diferentes meses de 2019.

Taxas de ocupação mensal na Europa, com base em reservas existentes em 21 de julho, 2019 - 2023

Lisboa ocupava a 5.ª posição entre as principais cidades europeias nas reservas para agosto feitas até dia 21 de julho, com valores próximos dos 60%. Dublin (74%) lidera, Copenhaga, Estocolmo e Atenas são as outras cidades europeias com valores superiores a 60%. Entre os maiores destinos ibéricos, Lisboa liderava claramente, com um resultado superior a Barcelona e com quase o dobro das reservas relativamente a Madrid.

Taxa de ocupação para agosto de 2023, nas maiores cidades europeias, até 21 de julho

A importância relativa dos diferentes canais de distribuição na Europa parece ter voltado a alguma normalidade pré-pandemia, com as vendas diretas e as OTA’s a recuperaram para as suas quotas de 2019, depois de durante os períodos mais severos da pandemia as vendas diretas terem atingido os 32% e as OTA’s terem subido para 36%. Neste momento, as OTA’s reduziram ligeiramente, voltando a ocupar a sua quota pré-pandemia. Aparentemente, os mecanismos alternativos como os GDS e CRS serão os canais que estão em ligeira perda, quando comparados com a situação pré-pandémica.

Evolução da importância relativa dos canais de distribuição, à escala europeia, para o mês de julho, 2019 - 2023

Aceda ao relatório completo em: Hospitality Market Insights Report.