Publicação
Alojamento Local | 1.º trimestre 2025
O 1.º trimestre de 2025 foi marcado por uma recuperação gradual da procura no alojamento local em Portugal, traduzida no aumento da taxa de ocupação ao longo do período — de 39,1% em janeiro para 46,2% em março. Esta tendência positiva na procura não foi, no entanto, acompanhada por uma valorização tarifária: tanto o preço médio por noite (ADR), como a receita por unidade disponível (RevPar), apresentaram uma evolução descendente durante o trimestre.
Os dados agora divulgados resultam da monitorização efetuada através da plataforma Lighthouse. Esta análise permite acompanhar trimestralmente a dinâmica da procura no segmento de alojamento local, com base em observações de propriedades ativas em plataformas digitais, e inclui indicadores como taxa de ocupação, ADR e RevPar. São também considerados dados de reservas futuras, que oferecem uma perspetiva sobre a procura nno próximo trimestre.
Este relatório centra-se exclusivamente nos padrões de procura observados nas plataformas digitais. A informação disponibilizada permite aferir tendências de mercado e comparar o desempenho de Portugal com o de outros destinos europeus, como Espanha e Grécia.