Publicação
Estudo sobre os hábitos e padrões de consumo nos países nórdicos | 2021
Como gastarão os nórdicos o seu dinheiro no final do confinamento?
Em viagens, ou ficando em casa e assumindo comportamentos mais sustentáveis?
Este estudo permitiu identificar alterações nos padrões de consumo durante a pandemia, importando analisar de serão apenas conjunturais, ou pelo contrário, poderão assumir um carácter mais estrutural, com consequências na estrutura do consumo no futuro.
Alterações gerais nos padrões de consumo
São dois os tipos de fatores que afetam a alteração de comportamentos observada: Estruturais e motivacionais (Imagem 1). Entre os fatores estruturais encontram-se as leis e regulamentos, a oferta de novos produtos e serviços, ou efeitos duradouros provocados pelo confinamento, como a adoção de animais de estimação. Este são aspetos que podem alterar mais profundamente e de forma mais duradoira o comportamento dos indivíduos, enquanto consumidores. Os fatores de ordem motivacional estão relacionados com sensações e sentimentos mais momentâneos e têm efeitos ao nível do consumo, no momento em que são vividos ou experienciados.
Imagem 1 – Fatores que afetam as alterações de comportamento de consumo
Extraído de Kairos
Da conjugação dos dois tipos de fatores vai depender a evolução das opções de consumo. Os gráficos 1 e 2 permitem evidenciar os efeitos decorrentes das alterações introduzidas em resultado dos períodos prolongados de confinamento. Para dentro da linha azul encontram-se as categorias cuja redução de consumo se restringirá ao período pandémico e as categorias que se situam para fora da linha azul, corresponderão a comportamentos e tipos de aquisição que permanecerão após a pandemia e os períodos de confinamento.
Gráfico 1 – Duração do impacto dos fatores estruturais e motivacionais com a Covid-19
Extraído de Kairos
Gráfico 2 – Alteração dos tipos de despesa em consequência da Covid-19
Extraído de Kairos
As viagens aéreas internacionais foram identificadas como uma alteração temporária e que estará apenas relacionada com a retoma da aviação comercial. Já as compras online, a adoção de comportamentos mais sustentáveis e a redução de idas ao cinema, em virtude da maior oferta de canais streamming, são alterações comportamentais que vieram para ficar no longo prazo.
Alterações nos gastos em viagens e turismo
A análise dos gastos anuais em viagens (gráfico 3) permite concluir que a única classe de gastos que aumentou com despesas em viagens em 2020 foi a mais baixa, tendo diminuído em todas as outras. Esta é uma consequência natural e que decorre dos períodos de confinamento impostos, bem como das restrições às viagens internacionais.
Gráfico 3 – Gastos médios em viagens e turismo
Extraído de Kairos
Ainda no que se refere à análise das despesas com viagens e detalhando o resultado por nacionalidade (gráfico 4), verifica-se que cerca de 70% dos nórdicos, gastaram menos em viagens do que seria habitual. Em contraponto, apenas 5% admitiram ter gastado mais nesta categoria de despesa.
Gráfico 4 – Nível de gastos em viagens, em 2020
Extraído de Kairos
Quando inquiridos sobre se durante o período de confinamento terão poupado dinheiro para mais tarde gastarem em viagens, entre 30-40% afirmou tê-lo feito, sendo que entre 20-30% pretendia fazê-lo até às férias de verão de 2021 (gráfico 5).
Extraído de Kairos
A análise da estrutura de consumos em viagens e turismo, no período 2016-2019 (gráfico 6) evidencia uma crescente preocupação das questões da sustentabilidade, com o aumento de gastos a surgir na opção por viagens sustentáveis e nas viagens de comboio, e ao contrário com a diminuição a surgir na compra de viagens aéreas.
Gráfico 6 – Evolução dos gastos por atividade, no setor de viagens e turismo
Extraído de Kairos
À questão sobre como pensam distribuir os seus gastos pelas várias atividades, para todas elas a predisposição é de diminuir o nível de gastos face ao que tinha ocorrido em 2019 (gráfico 7). A única exceção a este comportamento dominante são as viagens sustentáveis, que registam um ligeiro aumento face ao verificado em 2016.
Gráfico 7 – Intenções de consumo por atividade, no setor de viagens e turismo
Extraído de Kairos
As questões da sustentabilidade são da maior relevância para os povos nórdicos. Numa análise evolutiva num período de 10 anos (2009-2019) e quando confrontados com as suas opções de viagem para o ano seguinte e o impacto das mesmas nas alterações climáticas (imagem 2), regista-se uma variação de -15% nas pessoas que pretendem viajar de modo habitual. Esta tendência é reveladora do crescimento do importante segmento de mercado para o qual um modo de viajar mais sustentável é cada vez mais importante que poderá ser devidamente explorado.
Imagem 2 – Impacto das alterações climáticas nas decisões de viagens
Extraído de Kairos
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